Micoses  e o verão
13 de December de 2018

Micoses e o verão

• Diagnóstico

O verão vem chegando e, com ele, vários problemas que têm maior ocorrência nessa época do ano. Entre elas, estão as micoses, condições causadas por fungos e muito frequentes em regiões quentes e úmidas, como na maior parte do Brasil. O aumento dos casos nessa época também é agravado por coincidir com as férias, período em que as pessoas frequentam mais praias e piscinas e intensificam os exercícios físicos. Tais fatores, ao aumentarem a umidade corporal, facilitam o crescimento e proliferação desses fungos.

Os fungos causadores das micoses não são exatamente invasores do corpo humano...eles são "superficiais" e se alimentam da pele morta. Por isso, essas infecções, apesar de não serem graves, são muito incômodas, causando prurido intenso. Importante lembrar que a infecção fúngica pode atingir unhas e cabelos, também. Em casos mais sérios, pode haver ruptura da barreira cutânea, favorecendo a entrada de bactérias no nosso corpo, causando sinais inflamatórios clássicos, como dor, calor local, vermelhidão e edema.

O diagnóstico, na maioria absoluta dos casos, é feito através da inspeção direta da lesão. O seu médico está habilitado a determinar se a lesão é de origem fúngica (micose) ou não, e se há a presença de infecção secundária (por bactérias) ou não. Desta forma, ao suspeitar de micoses, não hesite em procurá-lo, para ter o tratamento mais adequado e resolver o problema de vez.

O tratamento é feito com medicamentos tópicos (cremes e pomadas). Nos casos mais acentuados, a medicação pode ser administrada por via oral, também. Quando há infecção secundária associada, torna-se necessário o uso de antibiótico também.

Além disso, tanto no tratamento quanto na prevenção das recidivas, é fundamental lavar bem a região afetada, com água e sabão neutro e, após, secar exaustivamente a lesão, para diminuir ao máximo a sua umidade. Portanto, ao terminar o banho, evite colocar imediatamente as roupas. Seque e espere secar muito bem as região de dobras do nosso corpo (principalmente virilhas e entre os dedos dos pés). Dê preferência para roupas de algodão (100%), pois favorecem a transpiração e diminuem a umidade. E nunca (nunca!) use roupas e calçados de outras pessoas (o fungo pode vir de presente!).

Em suma, ao perceber manchas na pele fora do comum, descamação do couro cabeludo ou até mesmo um aspecto não natural nas unhas, procure um médico e garanta o diagnóstico - e tratamento - correto o quanto antes. Além de resolver o seu problema, estará ajudando a evitar o contágio de outras pessoas.